O censo de 2010 terá, pela primeira vez na edição nacional da pesquisa, perguntas sobre casais homossexuais e vai questionar todos os brasileiros sobre cor e raça.
Você revelaria sua opção sexual ao Censo 2010?
A parte da pesquisa que investiga as relações familiares ganhou este ano nove novas perguntas, incluindo a de cônjuge do mesmo sexo. De acordo com o IBGE, a pergunta sobre união homossexual já havido sido feita na contagem censitária de 2007, mas nunca em um Censo completo, que acontece apenas a cada dez anos.
Outra novidade do Censo 2010 é que a pergunta de cor e raça será feita a todos os brasileiros, e não apenas na pesquisa por amostra. A pesquisa do censo é feita para todos os brasileiros com um questionário básico.
O questionário completo é feito apenas na pesquisa por amostra, aplicado em parte da população. Em 2010, portanto, todos os brasileiros responderão se são branco, preto, amarelo, pardo ou indígena o que, segundo o IBGE, permitirá pela primeira vez o detalhamento geográfico da composição étnica da população.
Censo aponta falta de bibliotecas públicas
Além da categoria de parceiro do mesmo sexo, foram incluídas nas relações familiares as opções “filho somente do responsável”, “enteado”, “pensionista”, “agregado” e “parente de empregado doméstico”.
As línguas indígenas faladas no Brasil também serão investigadas pela primeira vez. Além do português, são faladas no país outras 210 línguas, sendo 190 indígenas.
O censo 2010 foi lançado nesta quarta-feira (5). Os dados começam a ser coletados em 1º de agosto em todas as 58 milhões de casas brasileiras. Este será o primeiro censo totalmente digital.
As entrevistas serão feitas entre agosto e outubro e pela primeira vez os recenseadores usarão um equipamento eletrônico, semelhante a um palm top, que transmitirá os dados para uma central de processamento. Outra novidade é que o questionário poderá ser respondido pela internet. Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha entregue pelo recenseador.
Os primeiros resultados serão divulgados em dezembro de 2010. A operação terá custo estimado de R$ 1,67 bilhão e será feita por 225 mil agentes censitários e recenseadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário