AS NOVIDADES

NOSSA DELICIAS NUNCA ACABAM - OUR DELIGHTS NEVER FINISH

O QUE VOCÊ VAI VER AQUI - WHAT YOU WILL SEE HERE

fotos maravilhosas

TRADUTORES

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Depressão aumenta o risco de mortalidade entre os portadores do hiv



Pesquisa indica que soropositivos que tiveram quadros depressivos têm maior chance de morrer. A amostra incluiu 490 pacientes que foram acompanhados através de entrevistas por 27 meses e de seus registros médicos por até 41 meses. O artigo sobre o assunto foi publicado na edição de novembro do American Journal of Psychiatry.

O estudo concluiu que ter mais traumas ao longo da vida influenciou, significativamente, em uma mortalidade mais rápida decorrente da Aids. Segundo o artigo, o objetivo foi confirmar resultados de estudos anteriores mostrando que o estresse e a depressão têm um impacto sobre a progressão do HIV.

Dos 490 indivíduos analisados, 29 morreram ao longo da pesquisa. Desses, 16 foram por causas relacionadas à Aids. Entre os soropositivos que sofreram depressão, a taxa de morte (por todas as causas) foi de 3,54 por 100 pessoas. Para os não depressivos, a taxa foi de 1,72.

Quando analisados somente os óbitos relacionados ao HIV, o índice de morte, entre os pacientes que haviam sofrido de depressão, foi de 2,13 por 100 pessoas. Entre os pesquisados considerados livres de quadros depressivos, a taxa é reduzida em cerca de um terço: 0,77.

"Sintomas depressivos e carga viral mais alta foram significativamente relacionados a um risco maior de mortalidade relacionada à Aids", afirma Jane Leserman, do departamento de psiquiatria e medicina da University of North Carolina. A conclusão é defendida pelos demais participantes da pesquisa.

Além disso, os autores ressaltam que são necessárias pesquisas adicionais para determinar se intervenções com foco em trauma e depressão podem modificar estes efeitos perniciosos sobre o HIV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário