AS NOVIDADES

NOSSA DELICIAS NUNCA ACABAM - OUR DELIGHTS NEVER FINISH

O QUE VOCÊ VAI VER AQUI - WHAT YOU WILL SEE HERE

fotos maravilhosas

TRADUTORES

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sábado, 24 de abril de 2010

Em fase final documentário cubano sobre história de um transsexual

Dirigido pela realizadora cubana Marilyn Solaya -a Vivian de Fresa e chocolate, da dupla Gutiérrez Alea-Tabío-, o filme dá curso em 52 minutos às lembranças de Susel, que em sua nova identidade feminina, com 50 anos e casada desde 1991, relembra o que tem significado para ela esta segunda etapa de sua vida.

Sustentada por uma exaustiva pesquisa de sete anos, a fita é fruto da segunda convocação do Concurso DOCTV IB América Latinca 2009, que premiou 13 projetos.

O rigoroso trabalho prévio à filmagem permitiu a Solaya uma conexão fluída e intensa com Susel, uma identificação que facilitou a abertura da protagonista.

Filmado em alta definição, em 52 locações durante 18 dias, a cineasta contou com uma equipe técnica de alto nível profissional, encabeçado pelo diretor de fotografia Raúl Pérez Ureta (Prêmio Nacional de Cinema 2010), que a acompanha por segunda vez. É um luxo e uma sorte poder expressar-me através de seu olhar, comentou Solaya.

Com ela, Robertico Carcasses e Roberto Pérez, na música e no som; Roberto Viñas e Ernesto Pérez como assistentes de direção; Lorenzo Urbiztondo na direção de arte, e Magali Pompa na maquiagem. A produção descansou em mãos de Carlos Huerta.

O filme terá sua estreia mundial em agosto próximo, junto com as restantes propostas documentais premiadas, ainda que não se descartam pré estreias em Cuba e, eventualmente, em outros países.

Graduada do Instituto Superior de Arte, nas especialidades de direção e Arte dos Meios de Comunicação Audiovisuais, Solaya iniciou sua carreira como atriz em Fresa e chocolate encarnando à noiva de David, e depois no longa metragem Espabílate amor, do diretor argentino Eliseo Subiela e em várias co-produções do Instituto de Cinema da ilha.

Como realizadora, tem em seu curriculum, entre outros, os documentários Me olha meu amor, Alegrias e Até que a morte nos separe, com roteiro, direção e produção suas. Seu roteiro Vestido de noiva foi premiado na Oficina Internacional DreamAgo: Da pluma ao filme, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário