AS NOVIDADES

NOSSA DELICIAS NUNCA ACABAM - OUR DELIGHTS NEVER FINISH

O QUE VOCÊ VAI VER AQUI - WHAT YOU WILL SEE HERE

fotos maravilhosas

TRADUTORES

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

sexta-feira, 14 de maio de 2010

UNEB apoia I Marcha Nacional contra Homofobia




Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

Ascom/UNEB

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está apoiando a realização da I Marcha Nacional contra a Homofobia, que será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


“A marcha visa reunir a militância para reivindicar e exigir dos poderes públicos a criminalização dos atos homofóbicos. A UNEB é parceira de todos os grupos militantes nesse enfretamento contra todos os tipos de violência contra os homossexuais”, explica a vice-reitora da universidade, Amélia Maraux.


Através do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidades (Nugsex Diadorim), com o apoio da vice-reitoria, a UNEB vai participar do II Seminário do Dia Mundial de Luta contra a Homofobia , que acontece de 13 a 15 de maio, em Jequié, e antecede as mobilizações pelo Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado simbolicamente no dia 17 de maio.

No seminário, a professora Suely Messeder, que atualmente coordena o Nugsex Diadorim, vai ministrar a palestra Lésbicas, singularidades e vulnerabilidades, que integra a programação da iniciativa.

O objetivo do evento é apresentar ao público o alto índice de casos de homofobia que vêm vitimando a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais em todo o Brasil, e contribuir para o exercício da cidadania e para a garantia dos direitos desse grupo, salvaguardados pela Constituição Brasileira.

Serão debatidos ainda temas como saúde da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), e aspectos psicossociais da homofobia.

A expectativa da organização é sensibilizar a sociedade com relação ao respeito e ao reconhecimento das diferentes identidades sexuais e de gênero, além de fortalecer o Movimento LGBT nas cidades inclusas no Território Médio Rio das Contas.

O evento está sendo promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia é o mote da mobilização, que espera 1,2 mil militantes, simpatizantes e apoiadores da causa LGBT de todas as regiões do Brasil, que devem se reunir em Brasília.

A data foi escolhida lembrando o dia 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais, sendo oficialmente declarada somente em 1992.

Entre os dias 16 e 19 de maio, o VII Seminário LGBT no Congresso Nacional, a 1ª Marcha Nacional pela Cidadania LGBT e contra a Homofobia integram aprogramação de atividades em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia.


Nugsex Diadorim contra a homofobia


Segundo o professor Osvaldo Fernandez, um dos fundadores do Nugsex Diadorim, o núcleo vem puxando essa campanha contra a homofobia há vários anos, sendo um dos primeiros grupos a se manifestarem publicamente em Salvador junto com o Grupo Gay da Bahia (GGB).


“Temos um projeto de pesquisa sobre o tema Crimes homofóbicos no Brasil – Panorama e erradicação de crimes no período de 2000 a 2007, junto com o GGB, sob a minha e de Luiz Mott”, conta o professor.


Em abril de 2010 o GGB divulgou o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT) de 2009. Segundo a pesquisa, ao todo, foram assassinados no Brasil, em 2009, 198 homossexuais, nove a mais que em 2008 (189 mortes), e um aumento de 61% em relação a 2007 (122).


O núcleo também participou da comissão pró-marcha na Bahia, que mobilizou o estado para participar da para 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia Brasília. “Desta forma estamos contribuindo enquanto núcleo individualmente, e ao mesmo tempo estamos articulados com as redes e os movimentos LGBT em ações conjuntas contra a homofobia”, frisa Suely Messeder.


Informações: Nugsex Diadorim/ Proex – Tel.: (71) 3371-0107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário